Transtorno de Movimento Periódico de Membros Inferiores
O transtorno ou distúrbio periíodico de Membros Inferiores, consiste na realização de movimentos repetitivos e involuntários |espasmos ou pontapés repetitivos) durante o sono. Geralmente predomina em membros inferiores embora possa ocorrer também em membros superiores e pode ocorrer a cada 20 a 40 segundos. Muitos pacientes queixam-se de interrupção do sono, ou sonolência excessiva diurna. Na maioria das vezes quem dorme ao lado é que observa ou sente este tipo de distúrbio, visto que o paciente muitas vezes não percebe estes movimentos e despertares breves que sucedem o movimento. Mais frequentemente acomete adultos de meia idade e idosos, embora possa ocorrer também em outros períodos de vida.
É também uma causa de sono fragmentado e sonolência diruna excessiva.
Existe uma gama variada de causas associadas a este transtorno. Necessário avaliar caso a caso com o médico especialista.
Tratamento
Para tratamentos não farmacológicos, uma das medidas é a prática de exercícios físicos. É preciso, também, evitar cafeína, tabaco e álcool.
O tratamento depende da causa e muitas vezes tratando a causa primária cedem os sintomas. Em outras situações se faz necessário tratamento específico. Em todos os casos, entretanto, é imprescindível consultar um especialista para fazer o tratamento adequado.