Insônia
Insônia pode ser tanto a dificuldade de iniciar o sono, como de manter o sono ou mesmo a percepção de sono não-reparador. Dentre as possíveis consequências da insônia encontram-se fadiga, cansaço fácil, ardência nos olhos, irritabilidade, ansiedade, incapacidade de concentrar-se, dificuldades de atenção, falta de memória, mal-estar e sonolência.
Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida, mas alguns têm insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior. A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação, ansiedade ou depressão, entre outros
Tratamento
O tratamento para insônia pode exigir múltiplas abordagens, pois se trata de um distúrbio complexo e multifacetado.
Frequentemente, a insônia está associada a algum distúrbio psicológico passageiro ou crônico, o que, na maioria das vezes, requer um tratamento psicológico em conjunto. Sobretudo Ansiedade e Depressão..
Os laboratórios do sono procuram estabelecer, por meio da história clínica e, às vezes, da polissonografia, as causas da insônia e iviabilizar tratamentos capazes de atenuar ou resolver o problema..
Em todos os casos, é imprescindível consultar um especialista.